domingo, 20 de outubro de 2013

Segundo Dia de Práticas em Sala de Aula


 Atividade referente ao PIBID


Inicio o segundo dia de aplicação de práticas  contando a história do livro "O Batalhão das Letras" de Mario Quintana, que faz uma belíssima viajem pelas 26 letras do alfabeto, com estrofes rimadas e engraçadas.

 
 
 

Conto a história com o auxilio de um netbook da escola
 
 
 
 
 Plateia no fundo da sala
 
Após a contação, conversamos sobre o tipo de texto que o livro mostrava, a importância das letras do alfabeto. Questiono os alunos se eles sabem que existe um livro que contém todas as palavras existentes na nossa língua.... Eles pensam, pensam, respondem várias coisas, por fim digo a eles que esse livro chama-se dicionário. Convido todos então para fazer uma visita a biblioteca da escola, aproveitando que hoje era o dia que os alunos podiam retirar livros.

  
Chegando lá entrego vários dicionários aos alunos para que conheçam e manuseiem o livro

Explico como é sua organização

Recebo elogios da bibliotecária pela iniciativa de levar os alunos até lá


Sem que eu esperasse a bibliotecária aproveita para dar diversas informações sobre o dicionário
 
Os pequenos ficam bem atentos a explicação

Depois é hora de escolher o livro para levar para casa

Rostinho faceiro com o livro que escolheu

 

Fila para retirada

Lindo ver os dedinhos auxiliando no processo de leitura
 
Depois voltamos para sala para continuar a aula. Agora era hora de criar o nosso próprio dicionário. Para isso entreguei uma folha com uma letra para cada aluno e propus a construção de um dicionário da turma, onde cada aluno ficou encarregado de registrar uma imagem, um desenho que correspondesse à letra que havia recebido. Enquanto os alunos realizavam a atividade, fui passando de classe em classe para sondar como estava a escrita dos alunos no editor de textos Word.
 
Compenetrada na escrita
 
 

Foi interessante e ao mesmo tempo difícil, pois enquanto tentava verificar a escrita de um aluno outros quatro ficavam na volta pedindo atenção

 
 
 
 
 
 
 
 
 
E nosso dicionário ficou assim!
 
 
 
Cada aluno deu sua contribuição


 
Uns reclamaram, outros fizeram mais de uma letra, mas acredito que a maioria gostou da aula




Nenhum comentário:

Postar um comentário