segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Primeiro dia de aplicação de práticas


 13/09/2013

Planejamento de práticas pedagógicas PIBID
Aluna: Maria Fabiana da Rosa Aguirre

“Práticas de alfabetização”

Objetivos:
·        Ler e escrever a partir dos nomes próprios;
·        Identificar a letra inicial e o nome dos colegas;
·        Associar sons e letras do alfabeto;
·        Identificar as letras do alfabeto;
·        Utilizar diferentes formas de registro para a escrita;
·  Utilizar o editor de texto Word para escrever palavras construídas a partir da identificação dos sons que a compõe.


Planejamento
Três primeiras atividades 

Distribuir diferentes portadores de texto (livro, bula de remédio, jornal, gibi, revista...), explicar a importância de saber ler e escrever.
Atividade: Trazer para sala de aula uma caixa/baú com letras do alfabeto em EVA encobertas por serragem. Propor uma caça ao tesouro aos alunos, onde os tesouros são as letras do alfabeto e cada aluno deverá encontrar a letra inicial do seu nome e/ou mais alguma letra que conheça (a letra inicial do nome da mãe, do pai, de um colega...).
Atividade: Solicitar a cada aluno que em posse da letra inicial do seu nome, faça o registro escrito do seu nome em uma folha de ofício, se souber outra palavra com a letra também poderá acrescentar na mesma folha.
Atividade: Em outra folha fazer o registro com tinta guache do seu nome, juntamente com um auto-retrato. Esta produção será transformada em um crachá para cada aluno.


Aluna procurando a letra inicial do seu nome.

Mais procura.
Em posse da letra inicial do seu nome o aluno deveria escrever seu próprio nome e outra palavra que iniciasse com a mesma letra....

Pode-se notar que a maioria consegue escrever o seu nome...


Mas escrever outras palavras, já se torna mais complicado para eles...

Esta aluno é muito aplicada, alem de seu nome conseguiu escrever outras 3 palavras, ficou faltando só o "L" da sala...

Esta aqui resolveu ficar só no nome mesmo...


Eu enquanto os alunos iniciam a terceira atividade....
                                      
Os alunos adoraram a proposta do auto retrato com tinta!
                          
Esta esqueceu a proposta e expressou seus sentimentos..

Adicionar legenda

Adicionar legenda

Adicionar legenda

Adicionar legenda

Esta proposta envolveu bastante os alunos.
Os resultados foram muito bons!

Ainda faltam três atividades que ficaram para a próxima.....

Referências:

CASTANHEIRA, Maria Lúcia; MACIEL, Francisca Izabel Pereira; MARTINS, Raquel Márcia Fontes (Orgs.); Alfabetização e Letramento em sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica Editora - Ceale, 2009.

SEBER, Maria da Glória; A escrita infantil: o caminho da construção. São Paulo: Scipione, 2009.



2 comentários:

  1. Isso aí Fabiana! Podes registrar tuas impressões sobre as hipóteses de escrita das crianças.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante!! Mas acho que poderias escolher um lugarzinho para fazer um comentário sobre o teu trabalho. Fizeste observações e relatos no nosso encontro. Que tal escrever por aqui também bjs Continue trabalhando e refletido!! Ligia

    ResponderExcluir