13/09/2013
Planejamento
de práticas pedagógicas PIBID
Aluna:
Maria Fabiana da Rosa Aguirre
“Práticas
de alfabetização”
Objetivos:
·
Ler e escrever a partir dos nomes próprios;
·
Identificar a letra inicial e o nome dos
colegas;
·
Associar sons e letras do alfabeto;
·
Identificar as letras do alfabeto;
·
Utilizar diferentes formas de registro para a
escrita;
· Utilizar o editor de texto Word para escrever
palavras construídas a partir da identificação dos sons que a compõe.
Planejamento
Três primeiras atividades
Distribuir diferentes
portadores de texto (livro, bula de remédio, jornal, gibi, revista...),
explicar a importância de saber ler e escrever.
Atividade: Trazer para sala de aula uma
caixa/baú com letras do alfabeto em EVA encobertas por serragem. Propor uma
caça ao tesouro aos alunos, onde os tesouros são as letras do alfabeto e cada
aluno deverá encontrar a letra inicial do seu nome e/ou mais alguma letra que conheça
(a letra inicial do nome da mãe, do pai, de um colega...).
Atividade: Solicitar a cada aluno que em posse da letra inicial do seu
nome, faça o registro escrito do seu nome em uma folha de ofício, se souber
outra palavra com a letra também poderá acrescentar na mesma folha.
Atividade: Em outra folha fazer
o registro com tinta guache do seu nome, juntamente com um auto-retrato. Esta
produção será transformada em um crachá para cada aluno.
Aluna procurando a letra inicial do seu nome. |
Mais procura. |
Em posse da letra inicial do seu nome o aluno deveria escrever seu próprio nome e outra palavra que iniciasse com a mesma letra.... |
Pode-se notar que a maioria consegue escrever o seu nome... |
Mas escrever outras palavras, já se torna mais complicado para eles...
Esta aluno é muito aplicada, alem de seu nome conseguiu escrever outras 3 palavras, ficou faltando só o "L" da sala...
Esta aqui resolveu ficar só no nome mesmo... |
Eu enquanto os alunos iniciam a terceira atividade.... |
Os alunos adoraram a proposta do auto retrato com tinta! |
Esta esqueceu a proposta e expressou seus sentimentos.. |
Adicionar legenda |
Adicionar legenda |
Adicionar legenda |
Adicionar legenda |
Esta proposta envolveu bastante os alunos. Os resultados foram muito bons! |
Ainda faltam três atividades que ficaram para a próxima.....
Referências:
CASTANHEIRA,
Maria Lúcia; MACIEL, Francisca Izabel Pereira; MARTINS, Raquel Márcia Fontes
(Orgs.); Alfabetização e Letramento em
sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica Editora - Ceale, 2009.
SEBER,
Maria da Glória; A escrita infantil: o
caminho da construção. São Paulo: Scipione, 2009.
Isso aí Fabiana! Podes registrar tuas impressões sobre as hipóteses de escrita das crianças.
ResponderExcluirMuito interessante!! Mas acho que poderias escolher um lugarzinho para fazer um comentário sobre o teu trabalho. Fizeste observações e relatos no nosso encontro. Que tal escrever por aqui também bjs Continue trabalhando e refletido!! Ligia
ResponderExcluir